segunda-feira, 16 de junho de 2014

[FILME] Frozen - Uma Aventura Congelante




     Frozen é no novo queridinho da Disney que foi lançado agora em 2014 e fez tanto sucesso que subiu no topo de animação com maior bilheteria EVER, com arrecadação de US$ 1.170.229.000!!!!
    Nessa animação, Elsa (dublada por Idina Menzel), que tem poderes especiais "glaciais", e Anna (dublada por Kristen Bell), sua irmã caçula, são melhores amigas e inseparáveis na infância. Brincadeiras no gelo faziam sempre parte de seus dias no castelo, até que um dia Elsa atinge sua irmã, fazendo com que seus pais percebessem como esses poderes podiam ser perigosos, e então afastam as duas. Mas em uma viagem seus pais morrem e Anna passa a crescer sozinha no castelo, enquanto a Elsa fica dia e noite trancada no quarto. Quando a irmã mais velha chega a idade de assumir o reinado de Arendell, as duas se reencontram e um acidente acaba acontecendo, expondo seus poderes, que agora estão descontrolados. Elsa decide novamente se isolar (nas montanhas geladas), só que ela não sabe que ela acabou causado uma congelamento no reino inteiro, e para acabar com isso Anna decida ir atrás da irmã pra resolver o problema de Arendell.
     No filme também tem o Olaf, um boneco de neve que ADORA calor, mesmo sem conhecer, que foi dublado para o português pelo Fábio Porchat (não assisti em português mas acredito que esteja ótimo porque acho o Porchat muito engraçado!!). Sven, uma rena macho muito engraçado, melhor amigo de Kristoff, um vendedor de gelo que acaba entrando na aventura de encontrar Elsa junto com Anna. Tem também o príncipe Hans e o metido e desconfiado Duque de Weselton.
     No Oscar a categoria de animação foi criada em 2001 e a Disney não tinha ganhado nadinha até esse ano, quando fizeram esse filme MARAVILHOSO. E a animação também foi vencedora na categoria "Melhor Canção Original" com "Let It Go".
     Na minha opinião, esse é o melhor filme de animação dos últimos tempo, perdendo só pro meu queridinho, O Rei Leão. A Disney conseguiu inovar mesmo, continua nas princesas, mas é totalmente diferente, a história não se passa em torno de um príncipe, e (desculpem o spoiler) o amor que prevalece no final é entre duas irmãs, e não entre o príncipe e a princesa!! Sem falar que além da carga dramática do filme que um Q muito engraçado com Sven (Rena) e o Olaf (Boneco de Neve). E o fator que eu acho que trouxe a alma de antiga Disney que é a musicalidade, muita música durante o filme.

     Curiosidades:
    O filme é uma adaptação do conto dinamarquês "A Rainha da Neve", e houve 2 tentativas anteriores a essa, mas o projeto foi abandonado.



     Jennifer Lee é a primeira mulher a dirigir um longa-metragem de animação da Disney. Ela também é a primeira mulher a fazer um roteiro inteiro de animação do estúdio desde 1991, quando Linda Woolverton escreveu A Bela e a Fera.
     Antes de ficar perfeita na voz da Elsa, Idina Menzel fez audições para dublar a Rapunzel de Enrolados, em 2010, mas não foi escolhida. Mas durante a seleção de Frozen um dos diretos lembrou dela e ainda bem ela conseguiu dublar a princesa gelada.
     Inicialmente a Elsa era pra ser a vilã [oO choquei], mas ao escutarem a música "Let It Go" os produtores achavam que a música mostrava pontos muito positivos para uma vilã e resolveram reescreveram a personagem.
O nome do príncipe Hans, tem esse nome em homenagem ao autor da história em que Frozen foi baseada, Hans Christian Andersen.
Na hora em que os portões do castelo se abrem, é possível ver quem é muito ninja, entre a multidão, os personagens Rapunzel e Flynn (de Enrolados).
    O personagem de Kristoff foi influenciado pelo povo Sami, um grupo indígena do norte da Noruega, conhecido por suas renas, o que explica o seu melhor amigo ser uma rena chamada Sven. A principio, os criadores chamaram a rena de Thor, mas logo mudaram de ideia devido à popularidade que o nome do herói tem.




     O cavalo de Hans, aquele que impede Anna de cair no mar antes da coroação, chama-se Siltron, que significa "limão" em norueguês.



      Para criar o reino de Arendelle, o diretor de arte, Mike Giaimo, e sua equipe viajaram para a Noruega para absorver a atmosfera do lugar e buscar inspiração nas paisagens. Para criar o castelo, eles visitam o castelo medieval Akershus, em Olso, e o palácio Stifsgârden, em Trondheim, uma das maiores construções de madeira da Escandinávia. Eles também fizeram viagens para os fiordes de Geiranger e Sognefjord, verdadeiros cartões postais noruegueses.



Castelo Medieval Akershus

     Os cineastas contaram com uma rena de verdade nos Walt Disney Animation Studios para que pudessem observar sua estrutura física e seus movimentos; com essas inspirações, eles deram vida a Sven. E eles descobriram que a rena coça a orelha usando as patas traseiras, como um cachorro. Eles também notaram que as renas são surpreendentemente rápidas: um filhote de rena pode correr mais rápido do que um homem, o que explica porque Kristoff confia na velocidade de Svan quando precisa ir até onde Anna está.




     A produção viajou para Québec, Canadá, e usou o Hotel de Gelo como fonte de inspiração para criar o palácio de gelo de Elsa.












     Para rechear o roteiro com palavras, frases e sotaques noruegueses, os cineastas convocaram Jackson Crawford, que ensina norueguês arcaico e mitologia escandinava na UCLA. O filme também apresenta um autêntico kulning norueguês, um canto melódico usado pelos pastores para reunir o rebanho nas montanhas.
    Mike Giamo, o diretor de arte, combinou a vestimenta tradicional norueguesa com o velho estilo de Hollywood e uma impressionante paleta de cores para criar um visual único no figurino do filme. Para criar o visual de Elsa após a sua fuga do reino, os cineastas contaram com a ajuda de Danilo, o estilista de celebridades, para testar penteados diferentes e transmitir a nova ousadia de Elsa.




     Trailer:

   
     Neste link é possível assistir o filme on-line.










Nenhum comentário:

Postar um comentário