Bela, filha de um inventor da aldeia (maluco), é uma jovem que adora ler e vê a vida de uma forma diferente, isso faz com que todos na cidade à considerem "estranha", mas Gaston, o valentão da cidade, está disposto a casar com ela, mesmo que ela não queira. Em uma viagem Maurice (pai de Bela) se encontra em um castelo aparentemente abandonado, mas se depara com móveis e objetos com vida.
Muitos anos antes, uma feiticeira muito poderosa amaldiçoou o príncipe (que se tornou uma Fera) e todos seus empregados, essa maldição seria permanente se ao final do 21º ano da vida do príncipe ele não conseguisse fazer com que alguém o amasse de verdade.
Maurice é aprisionado pela Fera e Bela vai salvá-lo, ficando em seu lugar. Durante o tempo em que está no castelo é muito bem recebida pelos empregados do castelo. Depois de um ataque de fúria da Fera, Bela tenta fugir e é ataca por lobos da floresta, mas é salva pela Fera que agora está gravemente ferido. Bela cuida de seus machucados e começa a aceitar a companhia do príncipe-fera e aos poucos começa a gostar dele. Bela descobre que seu pai está em perigo e a Fera permite que ela vá encontrar seu pai, mas nesse momento Gaston tem um plano pra se casar com Bela, ele pretende internar Maurice e só voltariam atrás se Bela se casasse com ele, na intenção de mostrar que seu pai não está louco, confirma sobre a fera e Gaston decide juntar um grupo de homens para matar a Fera. Durante a batalha no castelo, Bela consegue sair do porão que foi trancada por Gaston para ir atrás da Fera. Gaston consegue ferir a Fera, mas com um ato de amor de Bela, acaba salvando meu amado príncipe.
Prêmios:
Oscar: Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original "Beauty and the Beast"
Globo de Ouro: Melhor Comédia ou Musical, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original "Beauty and the Beast"
Grammy: Melhor Álbum Infantil, Melhor Performance Musical Pop por um grupo ou dupla "Beauty and the Beast", Melhor Composição Instrumental Escrita Para um Filme, Melhor Canção Escrita Especialmente Para Fillme ou Televisão "Beauty and the Beast", Melhor Performance Instrumental Pop "Beauty and the Beast"
Curiosidades:
- A Bela e a Fera foi o último filme feito pelo letrista Howard Ashman (que morreu em março de 1991, 8 meses antes da estréia do filme), junto com Alan Menken.
- O filme foi lançado nos EUA em novembro de 1991 no Brasil em julho de 1992. E de acordo com sites sobre o assunto, o filme foi o 3º mais visto no ano do seu lançamento. Arrecadou o total de $377.350.553. E em 2012, com seu lançamento em 3D a animação soma $412.144.208.
- Um musical de mesmo nome, baseado no filme teve sua estreia no Palace Theatre em 1994, com músicas e letras de Alan Menken, Howars Ashman e Tim Rice. O musical foi estrelado por Terrece Mann como Fera, Susan Egan como Bela e Burke Moses como Gaston. As apresentações ocorreram de 1994 a 2007 e se tornou um dos mais rentáveis musicais da história.
- Uma série de televisão chamada Sing Me a Story With Belle foi criada por Patrick Davidson e Melissa Gould e mostra a personagem Bela trabalhando em uma livraria e contando histórias para crianças. Essa série teve sua estréia no Disney Channel em 1995 e terminou em 1999 depois de 4 temporadas.
- Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont, é a autora do contro original, não do filme.
- Na cena que Gaston cai do monte, em seus olhos é possível enxergar rapidamente uma caveira, se pausarmos o vídeo. Isso só foi descoberto após o lançamento do filme em DVD, pois os vídeo-cassetes não pausavam a imagem. A Disney disse que a imagem foi apenas uma forma de mostrar a morte sem expor as crianças a cenas traumáticas, o que aconteceu em O Rei Leão, três anos depois, quando o cadáver de Mufasa foi exposto.
- O animador Glen Keane inspirou-se em vários animais para criar a Fera, mesmo que ele tenho movimentos mais parecidos com um gato .
- Foi o 1º filme de animação a concorrer na categoria de Melhor Filme no Oscar. Mas perdeu para O Silencio dos Inocentes.
- Bela é a única pessoa da vila que usa roupas azuis, o que tem como intuito simbolizar como ela é diferente de todos os demais.
- Zip (Chip, no original), a xícara quebrada, tinha apenas uma fala no filme inteiro, mas os produtores gostaram tanto do dublador americano que aumentaram a participação do personagem.
- A dança final da Bela e do Príncipe é na verdade uma animação reaproveitada da dança final entre a Princesa Aurora e o Príncipe Felipe de A Bela Adormecida. Os produtores teriam reutilizado a animação já pronta porque estavam no limite do tempo para finalizar o filme.
- Uma cena que estava no roteiro mas nunca foi animada é a ocasião em que a Fera está arrastando a carcaça de um animal que ela mesma matou. A sequência foi considerada muito tenebrosa para o filme e acabou sendo descartada.
- Algumas das esculturas vistas no castelo são versões da Fera, criadas durante o processo de definição de sua aparência final.
- Jackie Chan fez a dublagem das falas e das musicas cantadas pela Fera na versão em mandarim do filme.
- A Bela e a Fera foi o primeiro filme de animação que arrecadou mais de 100 milhões de dólares nos cinemas.
- Walt Disney tentou desenvolver A Bela e a Fera como animação duas vezes, em 1930 e 1950, mas desistiu porque os escritores acharam a história muito difícil de adaptar.
- O nome da Fera no filme nunca foi mencionado, mas de acordo co a enciclopédia oficial da Disney, o príncipe se chama Adam.
- Na versão francesa do filme, Horloge se chama Big Ban, por causa do relógio de Londres.
- A canção "Human Again" (em português, "Humano outra vez") foi cortada pouco antes da produção começar. Posteriormente, ela foi adicionada ao show da Broadway e na versão relançada em 2002.
- A atuação de Katharine Hepburn na adaptação de Little Womem (1933) inspirou a caracterização de Bela.
- Bela foi a segunda princesa da Disney que não tinha descendência real. A primeira foi Cinderela e a terceira, Tiana de A Princesa e o Sapo.
Trilha Sonora:
- "Belle (Bonjour)" - Bella, Gaston, pessoas da vila
- "Belle" (Reprise) - Bella
- "Gaston" - Gaston, LeFou, pessoas da vila
- "Gaston" (Reprise) - Gaston e LeFou
- "Be Our Guest" - Lumière, Sra. Potts, objetos encantados
- "Something There" - Bella, Fera, Lumière, Horloge/Relógio e Sra. Potts
- "Human Again" (adicionada na edição especial de 2002) - Lumière, Horloge/Relógio, Sra. Potts, Guarda Roupas, Chip, objetos encantados
- "Beauty and The Beast" - Sra. Potts
- "The Mob Song" - Gaston, LeFou e pessoas da vila
- "Transformation (Beauty and the Beast - Reprise)" - Coro
Trilha Sonora Brasileira:
- "Bela" cantada por Ju Cassou
- "Gaston" cantada por Maurício Luz e Pedro Lopes
- "Seja Nossa Convidada" cantada por Ivon Curi
- "Alguma Coisa Aconteceu" cantada por Ju Cassou, Garcia Júnior, Isaac Schneider, Ivon Curi, Miriam Peracchi
- "Humano Outra Vez"5 cantada por Mauro Ramos, Isaac Schneider, Miriam Peracchi, Geisa Vidal
- "A Bela e a Fera" cantada por Miriam Peracchi
- "A Canção da Multidão" cantada por Maurício Luz
- "A Bela e a Fera (créditos finais)" cantada por Ju Cassou e Marcelo Coutinho